Nem acredito que esse já é meu terceiro texto esse mês no blog. A última vez que escrevi tanto foi em 2015 e eu não me orgulho disso. Acho que o motivo para isso é que eu estive tão envolvido com meus vídeos que acabei ficando meio relapso com os textos, mas como esse semestre na faculdade tá super apertado, acaba sendo mais fácil escrever no tempo livre do que editar alguma coisa.

E já que estamos falando nesse assunto, outro dia me perguntaram na faculdade como eu aprendi a fazer o que eu sei em termos de edição de vídeo, de áudio e de imagens em gerais. Falei o que eu falo pra todo mundo: internet!

E é pura verdade. Os únicos cursinhos de informática e afins que eu fiz foram de digitação, pacote Office e Corel Draw. E todos eles entre meus 10 e 13 anos, mais ou menos. Sempre gostei de coisas assim, mas a iniciativa sempre vinha dos meus pais, só que uma fez fazendo as aulas, eu acabava gostando.

Tempos depois, quando eu já tinha uns 16 anos, por algum motivo eu quis aprender a usar o Photoshop. Acabei entrando num curso que existia na minha cidade, mas… bom, vou deixar o meu eu de 2008 contar pra vocês:

E basicamente o que eu venho fazendo todos esses anos é isso: procurar tutoriais no YouTube para seja lá qual for a coisa que eu esteja querendo aprender.

E antes que vocês se sintam desmotivados por achar que já passaram da idade de aprender essas coisas, pense que daqui 10 anos você estará se agradecendo caso comece seu aprendizado hoje!

Uma palavrinha sobre design

Eu nunca fui designer mas sempre gostei de qualquer área que seja especializada em fazer coisas bonitas, como arquitetura e o próprio campo do design. Existe bastante estudo sobre isso e sobre como criar harmonia entre os diversos elementos visuais existentes, mas no fundo isso tudo é ARTE.

E não adianta assistir um milhão de tutoriais de Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Draw e sei lá mais o que, se você não tem um mínimo de noção de design.

Portanto, antes de colocar alguns links que me ajudaram bastante ao longo desses anos, deixarei artigos e conceitos para que vocês procurem conhecer um pouco a respeito.

Finalmente os links!

Design

* Gestalt (Wikipédia) – artigo sobre o conceito geral e sua aplicação na arte
* Gestalt (Design Culture) – artigo sobre as sete leis da Gestalt
* Teoria das Cores (Wikipedia) – tudo que você precisa saber sobre o assunto
* Cor luz (RGB) x Cor pigmento (CMYK) – leiam antes de usar uma impressora
* Regra dos Terços – usada tanto no design quanto na fotografia
* 20 regras simples do design – ótimo post sobre cores, formas e tipografia
* Grids (Chief of Design) – Grids são o esqueleto de cada projeto
* Grids (Walter Mattos) – outro artigo muito bem explicado sobre grids
* Amarelo Criativo – canal no YouTube sobre conceitos de design
* Walter Mattos – canal com aulas de design e tutoriais de Photoshop e Illustrator

guia emocional das cores
Clica aí pra ampliar
circulo cromático
Clica aí pra ampliar essa também

Tutoriais

* Brainstorm Tutoriais – edição de vídeo para Sony Vegas, Premiere e After Effects
* Ranyery FX – tutoriais úteis e engraçados de After Effects e Sony Vegas
* Baltarejo Tutoriais – tutoriais de After Effects, Premiere e Photoshop
* Pedro Aquino FX – tutoriais de After Effects

No mais, vocês podem simplesmente entrar no Google e digitar o que vocês querem fazer + a palavra TUTORIAL na frente. Não tem segredo. Só tenham paciência porque não dá pra aprender tudo isso em uma semana.

E finalizando!…

Três observações importantes:

1) É impossível aplicar TODOS os conceitos num mesmo trabalho, mas você deve usar o bom senso e aplicar os que façam sentido em conjunto.

2) Não pense que “fazer de qualquer jeito tá bom”. O seu cliente (ou a pessoa leiga) não tem a obrigação de perceber todo o trabalho e estudo que você teve que fazer, mas você como “profissional da área” tem o dever de fazer o que foi proposto do melhor jeito possível.

3) Nessa área artística, um trabalho bem feito é observado como um todo e os acertos quase não são vistos individualmente. Por outro lado, um trabalho mal feito pode ser identificado com facilidade até mesmo por quem não atua na área.

No mais é isso! Usem e abusem desses links e avisem nos comentários caso algum deles esteja fora do ar. E dê mais dicas nos comentários caso tenha alguma porque é sempre bom ter umas referências novas.

Até a próxima!

Anúncios