Este é mais um post da série “redações que eu fiz no Ensino Médio”. O motivo de eu postar isso foi escrito aqui. Além disso, você pode conferir os outros textos da série clicando na categoria Redações.

Charge de Caco Galhardo

A charge do cartunista Caco Galhardo apresenta alguns elementos que nos permite constatar uma crítica à política brasileira. O primeiro deles é a forma de tratamento “Vossa Excelência” e o termo “aparte”, presentes no vocabulário de quem está no meio político.

Além disso, a imagem de dois ratos ilustrados de modo “sombrio” nos remete à ideia de sujeira, ações “às escuras” e desonestidade, já que “rato” é a forma popular de se referir a alguém desonesto.

Em relação ao “um aparte”, nota-se a paranomásia devido às diferentes formas de interpretação: “um aparte” significa a interrupção de um discurso político; “uma parte” pode ser uma quantia do queijo ou do dinheiro representado por ele; e ainda, “um à parte”, que quer dizer algo obtido “por fora”, ilegalmente.

E essa foi a minha análise de uma charge política feita aos 17 anos. O que mais me impressionou foi que ao longo desses anos eu já nem lembrava mais da existência da palavra PARANOMÁSIA.

Anúncios