Sabe quando aquele seu colega que foi pra Alemanha posta coisas em alemão no Facebook (que obviamente não são direcionadas a você) e você fica incomodado porque “aquele pedante acha que todo mundo é obrigado a saber outros idiomas”?

Pois o mesmo acontece com as pessoas que não sabem falar inglês, quando entram no seu perfil e veem seus memes escritos numa língua que eles desconhecem.

Você provavelmente sabe que é importante falar inglês e toda aquela história, mas acontece que muita gente ainda não teve oportunidade de aprender. E quando isso acontece, você basicamente está excluindo – mesmo sem querer – essas pessoas da sua rodinha de conversa.

“Ah, mas o Google Tradutor tá aí pra isso!”. Meu Deus, como você é burro arrogante, cara.

Tradução: "Eu não quero interromper as pessoas. Eu apenas me lembro de coisas aleatórias e fico muito empolgado(a)."
Tradução: “Eu não quero interromper as pessoas. Eu apenas me lembro de coisas aleatórias e fico muito empolgado(a).”

Eu tive a ideia de escrever esse post porque eu acabei de ver a imagem acima num perfil e, nos comentários, alguém respondeu na maior humildade do mundo: “Traduz, por favor. Eu não sei inglês.” Isso me deixou um pouco triste até. Não só por existirem pessoas que não tiveram os mesmos privilégios que a gente, mas pelas outras pessoas que nem mesmo comentaram no post por vergonha de admitirem o próprio desconhecimento. Empatia, amigos! Essa é a palavra que ainda tornará essa bolota azul espacial um lugar melhor pra se viver.

Mas antes de sentar no próprio rabo, eu admito que já fiz isso inúmeras vezes. Já coloquei (e ainda coloco em raros casos) expressões em inglês dentro dos meus textos, postei legenda em inglês em fotos do instagram e todo esse tipo de coisa babaca. Só não faço isso em voz alta porque aí já é um nível superior de babaquice.

Enfim, fica aí a dica e tentem se tornar pessoas melhores.

Leia também: Porque eu e você deveríamos aprender a linguagem de sinais.

[Se puder espalhar a palavra, usem o Facebook ou o Twitter que me ajuda bastante.]

Anúncios