tworlds 01

Há alguns anos li no Hoje É Um Bom Dia a resenha de um aplicativo pra iPhone chamado PhotoSwap, onde você poderia tirar uma foto e enviá-la para qualquer usuário do mesmo aplicativo, aleatoriamente. Assim que o usuário a recebesse, ele poderia responder com outra foto ou simplesmente ignorá-la. Mas em 2008, ano em que o app ainda era novidade, somente milionários possuíam smartphones no Brasil e eu não pude entrar na brincadeira.

Recentemente comprei meu primeiro “celular do Século XXI” – como gosto de chamá-lo – mas assim como o Chatroulette, o PhotoSwap também se transformou em uma fototeca virtual de pirocas ao longo de meia década. É isso o que acontece quando você pode usar anonimamente qualquer serviço na internet intermediado por uma câmera: na falta de uma pessoa pra quem mostrar sua piroca, por que não mostrá-la pro mundo todo?

Pois bem. Alguns dias atrás saiu uma novidade no Brainstorm 9: um novo app chamado Tworlds (Two Worlds… Dois Mundos… meu deus, que trocadilho fantástico). O princípio é quaaase o mesmo do PhotoSwap, mas com o detalhe de que as fotos são enviadas simultaneamente e baseadas em algumas poucas categorias (tags escritas em inglês) pré-estabelecidas. Logo, é impossível ignorar o coleguinha de aplicativo pois para receber uma foto, você deve enviar outra sob a mesma tag.

Pelo que percebi, existe um rodízio categorias e entre as atuais estão:

bebida, comida, selfie, animal, gato (por que gatos têm uma categoria só pra eles?), alegre, triste, sozinho, #*@%+! (não tenho certeza se é um xingamento porque já vi muita foto aleatória com essa tag), relax, amor, UAU! (aqui pode ser qualquer coisa), horizonte, nuvem, música, livro, cor, mãos, arte, moda, arquitetura, viagem, trabalho, escola, festa, “play” (que pode ser diversão, jogo, a tecla “Play ►”, etc) e a tag da semana: preto&branco.

UPDATE: Confirmando minha teoria de que há um rodízio de tags, eles removeram – talvez temporariamente – #café e #poesia e, de quebra, ainda adicionaram uma que eu pedi no email do feedback: #mobília. LOL

Carros e plantas
Carros e plantas

É incrível como um aplicativo com uma premissa tão simples te faz passar o dia inteiro brincando com ele. Em poucos dias já troquei mais de 400 fotos com estranhos e felizmente ainda não apareceu ninguém pelado, mas creio que seja só questão de tempo. Meu top 10 categorias até então foi:

  1. Arte
  2. Selfie (quem diria!)
  3. Comida
  4. Música
  5. Livro
  6. UAU! (só porque eu tava tentando achar um padrão)
  7. Cor
  8. Moda
  9. Trabalho
  10. Relax

tworlds pics2

O mais interessante disso tudo é ver como pessoas que estão em cantos diferentes do planeta ainda pensam de forma semelhante. Por exemplo, com a hashtag “cor” é possível tirar foto de qualquer coisa, mas às vezes optamos por escolher tirar a foto do próprio olho. Ou um momento “uau!” que poderia ser algo grandioso, mas às vezes é um detalhe no nosso próprio jardim. Chega a ser poético.

Pode parecer meio bobo ficar tirando foto de qualquer coisa, mas depois que você começa a usar, se torna extremamente divertido e viciante. Além do mais, você já tira foto o dia inteiro pro Facebook e pro sFAPchat, então não vai mudar muita coisa na sua vida. Sem falar que o Tworlds traz a vantagem de suprir a sua necessidade louca de postar fotos e floodar a timeline dos seus amigos com imagens as quais ninguém se importa. Por exemplo, o seu café da manhã. Desse jeito menos pessoas vão te odiar e você ainda fica sabendo o que estão comendo na França naquele mesmo momento.

Aliás! Tem um detalhe importante ainda não mencionado que é o total anonimato e a falta de possibilidade de contactar a pessoa que te mandou a foto (mas ainda é possível reportar o usuário, então não mande fotos de pirocas porque posso ser eu a recebê-la, seu maldito).

Aqui tem mais umas fotos que eu troquei através do app, mas que iam deixar esse post meio gigante.

E pra baixar o Tworlds no iPhone ou no iPad é só clicar aqui.

Não deixe de compartilhar o post, comentar e coisas do gênero.

Anúncios