E por incrível que pareça, está tendo Copa sim.

Como vocês talvez desconfiem, ou tenham percebido pela ausência de textos sobre esportes após todos esses anos de blog, eu não gosto de futebol. Não gosto de assistir pois não tenho paciência, não gosto de jogar pois me falta habilidade e tampouco gosto de video-games de temática futebolística pois prefiro jogar coisas as quais eu seria preso se fizesse de verdade, tipo matar prostitutas com tanques de guerra voadores ou pisotear tartarugas após o consumo de quantidades inimagináveis de cogumelos.

Pois bem, ajuste o seu DeLorean para 10 de junho de 1998 ao meio-dia e meio (horário de Brasília). E horário esse em que o Brasil iniciava sua disputa com a Escócia no primeiro jogo na França.

E horário em que essa foto foi tirada:

copa98_pixels

É incrível pensar que essa foto foi tirada há 16 anos. Me faz sentir velho. Também é incrível notar que de todas as coisas nessa foto, apenas eu e o baú estamos aqui para contar história. Aquela bandeira deve ter ido parar no lixo após a derrota do Brasil na final, minhas roupas possivelmente foram doadas devido ao fato de eu ter crescido alguns centímetros, mudamos de apartamento (e de cidade) em dezembro daquele ano e a TV foi vendida em 2009.

Olha o baú aí! (O ventilador também é daquela época.)

Acabei lembrando de outra coisa: eu também adorava o Footix. Sim, o mascote do país-sede que foi campeão e que deu aquela catracada de 3 a 0 no Brasil. Acho que era porque ele me lembrava o Pica-Pau, sei lá, mas eu vivia desenhando aquela porra na escola.

Mas falando em Copa do Mundo – ou não – eu me lembro de pouquíssima coisa que aconteceu em 2002. Teve o Ronaldo com aquele cabelo sinistro; teve a estreia do quadro Copas de Mel no Fantástico com a Denise Fraga, onde ela e o Selton Mello viviam altas aventuras como um casal apaixonado que influenciou indiretamente todos os resultados dos mundiais desde que o Brasil conquistou o primeiro título; teve aquele dia em que eu fiquei no computador emburrado com meus pais por algum motivo e não quis ir pra sala quando eles me chamaram para ver o gol que o Ronaldo tinha feito e… ah, e teve a conquista do Penta, mas eu era tão novo e já me importava tão pouco com a Copa que tudo aquilo acabou passando batido.

ronaldo2002

Avançamos quatro anos na história e… UAU! Eu não me lembro de absolutamente nada do que houve em 2006. A não ser isso.

Quanto às memórias de 2010, existe uma que está bastante vívida e é bem possível que seja devido ao número de coisas absurdas e improváveis que aconteceram num certo dia de jogo.

DSC01042

Nesse ano eu tinha ido morar em Diamantina que, pra quem não está familiarizado com o carnaval ou com a cultura de Minas Gerais, é uma cidade universitária de aproximadamente 45 mil habitantes, onde tudo que lá existe é sinônimo de álcool e putaria generalizada. A coisa já começou aí. Em segundo lugar, me chamaram pra Baiúca e eu fui! Baiúca é um cruzamento de ruas – com bares em volta e mesas onde deveriam haver carros – que ganhou esse nome por causa do bar mais famoso. O nome do bar que eu fui na verdade é Da Terra, mas isso não faz diferença (a não ser que você esteja do lado de dentro do estabelecimento ao invés das mesas na rua e, como eu estava lá dentro, na verdade faz diferença sim.) Pois é, eu estava num bar e eu nem bebia! E eu estava vendo futebol nesse bar! E quem me convidou pra ir nesse bar foi uma garota que eu jamais pensei que pegaria, mas como a vida é uma brincalhona, às vezes ela facilita bastante pro nosso lado, fazendo a gente deixar o medo da rejeição e a vergonha dentro de casa e fazendo com que garotas bonitas queiram pegar rapazes não tão bonitos assim.

E como se tudo isso não fosse improvável o bastante, quando nós saímos do bar, demos de cara com aquele que viveu um par romântico com Denise Fraga em 2002. Selton Mello & Sua Turma estava gravando cenas da minissérie “A Cura” na cidade e, durante uma pausa, lá estava ele dando rolê na cidade, abraçando universitárias e autografando calcinhas bloquinhos da Betty Boop.

É engraçado pensar que a Copa do Mundo é um evento que faz um país inteiro parar, mas que pra mim é apenas um plano de fundo para alguns momentos importantes não-relacionados ao futebol. Mas antes que você pense que eu sou um escroto babaca que se acha melhor que os outros por causa disso, saiba que eu assisti ao primeiro jogo desse ano. E acompanhei ao vivo as reações exageradas dos gringos do Reddit enquanto isso. Foi divertido.

"Querido diário, o jogo de hoje foi show. Estou confiante de que 1998 será o ano do Brasil. Estou confiante também de que nos próximos anos eu irei ganhar um computador e terei acesso a uma rede mundial deles para publicar para centenas de pessoas todas as merdas que me venham à cabeça. Espero também do fundo da minha alma que quando eu for mais velho, eu tenha o bom senso de não publicar as fotos da minha infância nessa tal rede mundial de computadores. Por enquanto é só. Meus indicadores já estão ficando roxos de tanto datilografar. Até breve."
“Querido diário, o jogo de hoje foi show. Estou confiante de que 1998 será o ano do Brasil. Estou confiante também de que nos próximos anos eu irei ganhar um computador e terei acesso a uma rede mundial deles para publicar para centenas de pessoas todas as merdas que me venham à cabeça. Espero também do fundo da minha alma que quando eu for mais velho, eu tenha o bom senso de não publicar as fotos da minha infância nessa tal rede mundial de computadores. Por enquanto é só. Meus indicadores já estão ficando roxos de tanto datilografar. Aliás, quantas pessoas ainda possuem uma máquina de escrever no final dos anos 90? Com esse questionamento, eu me despeço por ora. Até breve.”
Anúncios