Como muitos de vocês sabem, hoje não é um dia qualquer.

Criado há dez anos para homenagear o escritor Douglas Adams, o Dia da Toalha vem despertando nos fãs do mundo inteiro o espírito de mochileiro que é retratado na saga do “Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Douglas Adams

De acordo com a história, a toalha é o objeto mais importante a ser levado em qualquer viagem graças aos seus valores psicológico e prático. Ela pode ser usada como um simples agasalho ou até mesmo para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz). E é por isso que o dia 25 de maio recebe o sonoro nome de DIA DA TOALHA.

Acontece que, a grande mídia, vendo que essa história de Dia da Toalha gerava um certo alvoroço na internet, tratou logo de fazer algo a respeito: associou essas manifestações aos nerds e praticamente rebatizou a data como “Dia do Orgulho Nerd”.

Como se já não bastasse o nerd ter virado cool graças à popularização da cultura pop (eu sei que ficou redundante, mas foda-se), além de muitas pessoas “comuns” se sentirem no direito de se auto-declararem nerds – ou pior, geeks! – ainda tentam mudar a realidade sendo que não sabem nem o que diabos é um Gerador de Improbabilidade Infinita e, por extensão, como usá-lo.

Em primeiro lugar, por que é que esses nerds enrustidos ficam se chamando de geeks? Não há diferença. Muita gente tenta justificar dizendo que geek é o nerd que curte tecnologia. Se fosse o caso, então os nerds que curtem filmes, RPG, hentai, podcast, action figures e tantas outras coisas, também teriam uma nomenclatura só pra eles.

Segunda coisa: se os geeks realmente acham que tem diferença, por que eles também se manisfestam nesse tal de Dia do Orgulho Nerd que, aliás, nem existe?

Terceira e última coisa, com a qual eu concordo completamente:

O Dia do Orgulho Gay é o dia pra quem é gay mostrar que tem orgulho daquilo. Então, pra ter orgulho de ser gay, você tem que ser gay. Não dá pra ter orgulho de ser gay sem ser gay. Pra você ter orgulho de ser nerd, você tem que ser nerd. E pra ser nerd você tem que saber que dia 25 de maio é Dia da Toalha e não do Orgulho Nerd. Se não souber disso, você não precisa se orgulhar de porra nenhuma! (PAZOS, Deive)

Então, meu caro amigo “nerd”, que fique claro que hoje não é o seu dia. Hoje é o dia de Douglas Adams, criador do Guia do Mochileiro das Galáxias.

E caso esse texto tenha sido uma revelação chocante para você, fica uma dica: não entre em pânico.

PS.: A citação acima feita por Deive Pazos (mais conhecido como Azaghâl) foi retirada do Nerdcast #209.
PPS: Esse texto foi escrito por mim há exatamente um ano para o ComéquePOD, mas como eu queria divulga-lo hoje e o site tá fora do ar, publiquei aqui mesmo com algumas pequenas alterações.

Leitura complementar:
“Dia do orgulho nerd”: parem com isso. (do blog Hoje É Um Bom Dia)

Anúncios